Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para esta quarta-feira

A previsão do estado do tempo para esta quarta-feira, dia 04 de outubro de 2017, antecipa “temperaturas máximas acima do normal, nebulosidade matinal no litoral norte e centro a poder persistir”, tal como “vento fraco”. Para os Açores estão previstos “aguaceiros fracos” e, para a Madeira, “céu pouco nublado”.

Os responsáveis do tempo deixam um aviso amarelo para algumas regiões por causa do calor: Lisboa, Santarém, Setúbal e Madeira.

De acordo com informação da meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta quarta-feira, está previsto “céu geralmente limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do cabo Raso até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira”.

O IPMA diz ainda que é esperada uma “pequena descida de temperatura no litoral norte e centro” e o vento soprará “temporariamente moderado (até 25 km/h), de leste na costa sul do Algarve e nas terras altas do norte e centro até ao início da manhã, e de noroeste no litoral oeste durante a tarde.”

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu muito nublado e com neblina ou nevoeiro, apresentando-se geralmente pouco nublado durante a tarde”, com “pequena descida da temperatura máxima”. O vento será “fraco”.

Na zona sul, o IPMA antecipa “céu geralmente limpo”, acompanhado de “pequena descida da temperatura”. O vento será “fraco a moderado de noroeste.”

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros fracos”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter ondas de “noroeste com 1,5 a 2,5 metros”. A temperatura da água do mar será entre “15/17ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sueste com um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “18/20ºC”.

Em destaque

Subir