Nas Notícias

Mercado livre de eletricidade ultrapassa barreira dos cinco milhões de clientes

O mercado liberalizado de eletricidade ultrapassou em março a barreira dos cinco milhões de clientes, com um aumento líquido de cerca de 17 mil clientes face ao mês anterior, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o boletim do mercado liberalizado de eletricidade, divulgado hoje, o número de clientes no mercado livre cresceu 0,3 por cento em março face a fevereiro, crescimento ligeiramente superior ao registado no mês anterior.

No último ano, desde março de 2017, o número de consumidores no mercado livre cresceu 4,0 por cento, a uma taxa média mensal de 0,3 por cento, e o consumo de eletricidade em mercado livre cresceu cerca de 2,4 por cento em termos homólogos, o que corresponde a uma taxa média mensal de 0,2 por cento no mesmo período.

Globalmente, o mercado livre representou cerca de 93 por cento do consumo total em Portugal Continental no final do primeiro trimestre do ano.

Segundo as contas do regulador, cerca de 1,2 milhões clientes permaneciam, em final de março, a ser abastecidos pelo Comercializador de Último Recurso (CUR) – a EDP – Serviço Universal – por aplicação das tarifas transitórias.

Em março, a EDP Comercial continuava a ser o principal operador no mercado livre em número de clientes (83 por cento do total de clientes) e em consumos (cerca de 42 por cento dos fornecimentos no ML),

Em destaque

Subir