Nas Notícias

A melhor dieta para emagrecer é tirar uma selfie por dia

Uma equipa de investigadores de Alicante descobriu a forma mais eficaz para emagrecer: tirar uma selfie por dia. De acordo com os cientistas, acompanhar o resultado desta ‘dieta’ com imagens do corpo e do trabalho realizado é a recompensa que traz melhores resultados.

Um estudo realizado por uma equipa de cientistas da Universidade de Alicante, aqui na vizinha Espanha, demonstrou que as dietas mais eficazes são aquelas em que a pessoa vai tirando fotos ao corpo.

O mínimo de uma selfie por semana, acompanhada de imagens alusivas aos exercícios físicos feitos e à alimentação, levou a que três quartos dos participantes no estudo atingissem a meta de emagrecimento em apenas 16 semanas.

Os resultados mostraram que o melhor incentivo para quem quer perder peso é poder ver, literalmente, a evolução do trabalho feito com esse objetivo.

O estudo, coordenado por Isaac Elías Kuzmar Daza, acompanhou um grupo de 271 pacientes (dos quais 233 eram mulheres), com idades entre os 16 e os 72 anos, que frequentam um grupo de emagrecimento numa clínica de nutrição em Barranquilla, na Colômbia (de onde o cientista é natural).

Com mais de 90 por cento dos pacientes a terminarem o ensaio, 71,3 por cento atingiram o objetivo de perder peso e 83,7 por cento registaram uma diminuição da medida da cintura.

Segundo os cientistas, ver a redução da cintura através de selfies diárias (ou pelo menos uma foto por semana) foi o factor mais motivador para os participantes.

“No fundo, a melhor recompensa é vermos em tempo real como estamos a emagrecer”, resumiu Mercedes Rizo Baeza, coordenadora da tese de Kuzmar Daza.

Isto porque os participantes estavam dispensados de ir à clínica desde que fornecessem regularmente uma série de dados e enviassem fotos do corpo (no mínimo, uma por semana).

“Os pacientes preferem fotos à frieza dos números. Foram o factor mais motivante e com maior impacto na perda de peso”, concluiu Mercedes Baeza.

dieta de selfies

Em destaque

Subir