Economia

Petróleo mais barato do que a água? Sim, leu bem. Veja o vídeo

O preço do petróleo está em níveis mínimos, abaixo dos 29 dólares, e em alguns países já é mais caro comprar… água. Veja o vídeo.

A queda do preço do petróleo transporta a matéria-prima para mínimos históricos. O preço do barril de Brent, que serve de referência para Portugal, está abaixo dos 29 dólares, nesta segunda-feira.

Nesta segunda-feira, com o levantamento das sanções ao Irão – que assim irá reforçar a sua produção petrolífera – o custo da matéria-prima voltou a cair.

Em Portugal, comprar um garrafão de água apresenta um custo mais reduzido do que adquirir igual quantidade de crude – cada barril contém cerca de 159 litros.

Nos EUA, no Reino Unido, na Índia e na Rússia, sucede o mesmo: o custo do crude já está abaixo do que a água. E se a tendência se mantiver, a realidade alarga-se para outros países.

Na Índia, já desde a semana passada que uma garrafa de água mineral estava a ser comercializada mais cara que o crude.

Veja o vídeo, que traça um quadro da evolução dos preços do petróleo, em queda, há meses consecutivos, e uma comparação com o custo da água.

Neste caso apresentado, o petróleo é três vezes mais barato do que a água. Para estabelecer uma comparação rigorosa entre preços será necessário ter em conta fatores como o valor da moeda, os mercados de referência e os câmbios.

Também há que ter em conta o seguinte: os gastos na transformação de crude em combustível.

https://www.facebook.com/inthenowrt/videos/vb.276157035868006/566464373503936/?type=2&theater

Em destaque

Subir