Motociclismo

Marc Marquez celebra o título de MotoGP com vitória em Motegi

Marc Marquez garantiu o título de Campeão do Mundo de MotoGP ao vencer este domingo em Motegi o Grande Prémio do Japão da especialidade.

O espanhol da Honda só largava de sexto para a prova nipónica, mas com uma boa partida ‘saltou’ de imediato para o segundo posto. Depois ‘estudou’ as trajetórias de Andrea Dovizioso para o ultrapassar a quarto voltas do final.

 

Embora largando da ‘pole position’, o italiano da Ducati esperava que Marquez fosse um adversário temível como noutras ocasiões, e que a sua posição de largada pouco ou nada alteraria a posição de favorito do espanhol da Honda.

Ainda assim Dovizioso manteve viva a ‘chama’ da esperança até duas voltas da bandeira de xadreza, já que uma queda entregou o cetro ao seu grande rival no campeonato, deixando Marquez a controlar a vantagem na ponta final da prova.

Longe dos dois primeiros houve bastante luta, nomeadamente entre Cal Crutchlow e Valentino Rossi, que chegaram a estar na perseguição aos dois primeiros no começo da corrida, depois e vindo de trás, Alex Rins começou por deixar Rossi para trás antes de ir em busca de Crutchlow. O espanhol da Suzuki acabaria por se contentar com o último lugar do pódio beneficiando, tal como o britânico da LCR, da queda de Dovizioso.

Rossi ainda conseguiu ‘segurar’ a quarta posição aos comandos da melhor Yamaha, ainda que terminando muito pressionado por Alvaro Bautista, o segundo melhor privado na Ducati da Angel Nieto Team.

Após o final da corrida Marc Marquez celebrou bastante o cetro mundial, antes de ter tempo para falar do triunfo no campeonato: “Depois de Aragon senti que o título seria conquistado aqui. O positivo é que quando tive a primeira hipótese de ser Campeão o consegui. Não era a melhor pista para o fazer, mas esforcei-me durante todo o fim de semana”.

“Pude acompanhar o Andrea e decidi usar a mesma estratégia da Tailândia; atacar antes da última volta, porque senti que ainda tinha algo mais para usar. Dei o meu melhor até que ele cometeu um erro. Estou dececionado por ele, porque merecia estar aqui no pódio connosco”, acrescentou o Campeão do Mundo.

Classificação

1º Marc Marquez (Honda) 42m36,438s

2º Cal Crutchlow (Honda) +1,573s

3º Alex Rins (Suzuki) + 1,720s

4º Valentino Rossi (Yamaha) + 6,413s

5º Alvaro Bautista (Ducati) +6,919s

6º Johan Zarco (Yamaha) +8,024s

7º Maverick Viñales (Yamaha) +13,330s

8º Dani Perosa (Honda) + 15,582s

9º Danilo Petrucci (Ducati) + 20,584s

10º Hafizh Syahrin (Yamaha) + 24,985s

Em destaque

Subir