Motores

Entusiasmo em provas animadas no Algarve Classic

O Algarve Classic levou bastante animação até à pista de Portimão, com corridas para todos os gostos, e nem a chuva ‘arrefeceu’ esse entusiasmo.

Na segunda jornada daquela que é considerada a maior manifestação desportiva de automóveis clássicos do Sul da Europa prosseguiu a ‘viagem’ ao passado, onde a Fórmula 1 ocupou naturalmente um lugar de destaque.

A prova HGPCA F1 Pré-1966 viu Miles Griffith concretizar o que prometera na véspera, quando assegurou a ‘pole position’, e impôs o seu Lotus 16, batendo o Lotus 18/21 de Peter Horsman, ao passo que Rudi Friedrichs, em Cooper T53 completou o pódio.

Os protótipos tomaram o lugar dos Fórmula 1, com a entrada em cena dos Algarve Sports Car Pre-1975. Com tantas máquinas exóticas a degladiarem-se em pista e o som dos motores a troar nas encostas da Serra do Caldeirão, acabou por ser o ameaçador Lola T70 de Andy Wolfe a triunfar perante o sofisticado e ágil Osella PA3 de John Spiers e o esguio Crossle 9S de Daniel Pitchford.

A Fórmula Ford Portugal foi o espectáculo que se seguiu, com jovens pilotos a baterem-se para alcançar o nível para um dia poderem pilotar em palcos em que as máquinas que marcam o Algarve Classic Festival brilharam no seu tempo. Hugo Hernandez foi o melhor, batendo António Almeida e João Silva, após uma corrida entusiasmante.

Igualmente, excitante para o público foi nova corrida de carros de Turismo – U2 TC. Os Ford Cortina/Ford Lotus Cortina, contudo, não deram hipóteses, monopolizando o pódio, com Carlos Monteverde e Gary Pearson suplantado Graham Pattle / Mark Burton e John Spiers.

Os carros de Turismo permiriram assistir a lutas entre Ford, Rover, Volkwagen, Mini e Triumph. Tal como se tinha verificado na qualificação a marca americana levou a melhor e Tony Paxman impôs o seu Escort Mk2, batendo Mike Peterkan, Rover SD1, e Tom Shephard, Volkswagen Golf Mk1.

Vinte e nove motos fizeram-se ao asfalto algarvio para uma corrida de vinte minutos e muita animação. A Yamaha foi a grande dominadora da prova, tendo açambarcado os quatro primeiros lugares. Hudson Kennaugh, numa TZ350G, foi o vencedor, sendo acompanhado na subida ao pódio por Neil Gregory e Fernando Mendes.

Em destaque

Subir