Cultura

Lisboa recebe Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda, com ‘Bossa Negra’

Dois dos maiores expoentes da nova música brasileira, o cantor Diogo Nogueira e o instrumentista Hamilton de Holanda, juntam-se no espectáculo ‘Bossa Negra’, e sobem ao palco do Teatro Tivoli BBVA, no dia 12 de maio, às 21h30.

Samba, choro e jazz são os universos em que os dois músicos ‘viajam’ e Bossa Negra é o espectáculo que lhes serve de palco com o objetivo de mostrar o olhar brasileiro sobre a música universal.

Filho de João Nogueira – um dos maiores nomes do samba –, Diogo Nogueira traz, segundo a crítica, ‘a entidade do Samba autoral do subúrbio, nascido nos morros, e que hoje canta e encanta o Brasil’.

Já sobre Hamilton de Holanda, o inventor do bandolim de 12 cordas, a crítica assegura ter “nascido na tradição do Choro e traz nos dedos a erudição de Villa-Lobos, a genialidade de Pixinguinha e a sofsticação despojada de Tom Jobim, numa leitura sempre brasileira do Jazz.”

Juntos fizeram ‘Bossa Negra’, o disco que reúne 13 temas entre originais da dupla e versões de composições de outros artistas brasileiros, como Caetano Veloso (‘Desde Que o Samba é Samba’), Arlindo Cruz (‘O Que é o Amor’), João Nogueira, Ary Barroso, Vinicius de Moraes e Pixinguinha, entre outros.

O disco, lançado em agosto no Brasil, foi agora transposto para o palco onde os dois músicos são acompanhados pelo contrabaixista André Vasconcellos e pelo percussionista Thiago da Serrinha.

A primeira parte do espectáculo no Tivoli, é assegurada pelos Sacundeia, um grupo de samba formado em janeiro de 2014 por jovens músicos brasileiros residentes em Lisboa, ‘um grupo de samba com qualidade, novidades, modernidade, produção, profissionalismo e inovação’.

Betinho Mateus (voz), Iro Borges (voz e cavaquinho), Beto Souza (voz e percussão), Eron Gabriel (bateria) Jackson Azarias (baixo) e Derek Viana (violão) estão em fase de gravação do disco de estreia, sendo que um dos temas nele incluídos, ‘Sacundeia’, está já em divulgação nas rádios nacionais.

Em destaque

Subir