Nas Notícias

“Limpeza das ambulâncias é uma função do INEM”, assume Luís Meira

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lembrou que cabe aos profissionais deste organismo a “competência” da limpeza e higienização das ambulâncias.

As declarações de Luís Meira foram proferidas depois do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar ter criticado o INEM por colocar funcionários a desinfetar as ambulâncias, tarefa que vinha a ser desempenhada pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

“Percebo as preocupações dos profissionais e estamos preocupados com a segurança dos doentes que transportamos e com os nossos profissionais, mas a limpeza é uma das suas funções e competências”, afirmou o presidente do INEM.

O responsável garantiu que os profissionais do INEM têm “competências para garantir a desinfeção” das “mais de 100 ambulâncias” utilizadas para o transporte de doentes com covid-19.

Luís Meira lembrou ainda que a ajuda da GNR e do Exército na limpeza e higienização das ambulâncias estava previsto apenas “para a fase de contenção” da pandemia.

Em destaque

Subir