Insólito

A lâmpada mais antiga do mundo está acesa há quanto tempo?

Ilumina um quartel de bombeiros, mas é, acima de tudo, uma atração turística. É a lâmpada mais antiga do mundo e pode ser visitada online, com imagens atualizadas a cada 30 segundos. Mas… há quanto tempo está ligada?

A lâmpada mais antiga do mundo está acesa, de forma quase ininterrupta, há 115 anos, num quartel dos bombeiros.

Quanto, em 1901, foi colocada no quartel dos bombeiros da cidade norte-americana de Livermore, no Estado da Califórnia, ninguém imaginaria que resistisse a duas guerras mundiais. Hoje, dá luz e… dá que falar.

Ao longo destes 115 anos teve de ser desligada somente por duas vezes: aquando de uma falha elétrica na cidade e na mudança de instalações daquela corporação dos bombeiros.

O segredo da longevidade pode ser explicado com as suas características: um filamento de carbono em vácuo, graças à esfera em vidro. Os métodos tradicionais parecem resistir melhor às novas tecnologias.

Mais do que um simbólico sistema de iluminação, é uma atração turística, com direito a reconhecimento pelo Guiness Book, o livro de recordes.

Os cibernautas podem mesmo testemunhar a proeza da lâmpada acesa, através de um site que publica imagens quase em direto, atualizadas a cada 30 segundos. Clique aqui para ver. Uma proeza que promete prolongar-se no tempo.

Em destaque

Subir