Motores

Kristofferson bate Loeb na neve de Montalegre

Montalegre encheu-se de público para receber a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralicross (World RX) e assistir a um espetáculo inédito na disciplina; corridas com neve.

Foi num cenário mais próprio de janeiro pelas paragens transmontanas que Johan Kristofferson alcançou a sua segunda vitória consecutiva esta temporada, batendo Sebastien Loeb na tão aguardada final. Para o sueco da Volkswagen PSRX foi o 11º sucesso no World RX.

Para chegar à vitória na jornada portuguesa do campeonato, o Campeão do Mundo deixou para a última volta da final a ‘joker lap’, onde conseguiu manter o seu Polo RX na frente do Peugeot 208 RX do nove vezes campeão do WRC.

Kristofferson também pode agradecer aos dois pilotos da EKS Audi Sport, Andreas Bakkerud e Mattias Ekstrom na sua meia final para dispor de uma boa posição de partida para o último confronto do fim de semana.

O antigo Campeão do DTM ficou ‘às portas’ da final ao ser batido por Guerlain Chicherit, que qualificou o seu Mégane RS RX para a última posição da grelha da final. O francês terminou em quinto, atrás de Timmy Hansen, que partiu da ‘pole poistion’. O sueco da Peugeot acabaria por comprometer as suas aspirações com um pião, depois de ter batido o seu companheiro de equipa Sebastien Loeb na meia final.

Já o francês da Peugeot conseguiu a sua segunda posição consecutiva no World RX, repetindo em Montalegre o resultado conseguido na prova de abertura do campeonato, em Barcelona. Petter Solberg completou o pódio, o que ajudou a esquecer um pouco o incidente da Catalunha, quando foi atirado por Ekstrom contra as barreiras. Desta vez o norueguês da PSRX levou o seu Polo RX ao segundo posto, depois de se ter qualificado no limite para a final, aproveitando nas ‘meias’ o duelo entre Janis Baumanis e Kevin Eriksson.

Em destaque

Subir