Motores

Kris Meeke vence o Rali da Catalunha

Kris Meeke venceu o Rali da Catalunha, que hoje se concluiu, terminando a prova espanhola do Campeonato do Mundo da especialidade com 28 segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier, que assim reforçou a liderança da classificação da competição.

O atrativo do terceiro e último dia foi a luta pela segunda posição, que Ogier foi obrigado a defender com ‘unhas e dentes’ do ataque do seu companheiro de equipa Ott Tanak, que terminou apenas a cinco segundos do francês.

Esta última etapa da prova catalã começou sob o domínio de Meeke, que impôs-se no primeiro troço do dia, ganhando 1,1s a Tanak e 1,7s a Ogier, aumentando a sua vantagem para mais de 14 segundos sobre o francês.

O britânico da Citroën voltou a levar a melhor na especial seguinte, desta vez batendo Dani Sordo por três segundos e Juho Hanninen e Sebastien Ogier por 3,8s. E na terceira classificativa do dia Kris Meeke tornou a distanciar-se da concorrência, ganhando mais 5,5s ao francês da M-Sport. A diferença entre os dois passava para os 24 segundos.

Para terminar em beleza Meeke não deixou os seus créditos por mãos alheias ganhando também a quarta especial da etapa, ganhando mais 2,3s a Ogier, que passava a estar a 26 segundos do líder. Diferença ampliada na Power Stage, onde o mais rápido foi Dani Sordo.

Mesmo assim o britânico foi quem mais perto rodou do espanhol da Hyundai, cujos pontos suplementares foram um magro consolo para a marca coreana, que viu Thierry Neuville desistir na terceira especial do dia, que partiu uma roda do seu i20 WRC.

Atrás de Ott Tanak, que garantiu um merecido pódio, terminou um consistente Juho Hanninen, que assim foi o melhor representante da Toyota, com Mads Ostberg a fechar o top cinco.

Classificação final

1º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) 3h01m21,1s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 28,0s
3º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 33,0s
4º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 54,1s
5º Mads Ostberg/Tor Eriksen (Ford) + 2m26,2s
6º Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 2m43,0 s
7º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 4m34,4s
8º Teemu Suninen/Markku Markkula (Ford) + 8m22,7s
9º Jan Kopecky/Petr Dresler (Skoda) + 8m54,5s
10º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 14m19,3s

Em destaque

Subir