Fórmula 1

Hamilton vence no Japão e fica mais perto do título

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, que se disputou este domingo no Circuito de Suzuka. O britânico da Mercedes liderou a corrida do princípio ao fim, e soube tirar partido das lutas e dos problemas atrás de si, nomeadamente os de motor, que causaram o abandono do seu grande rival Sebastian Vettel.

Ainda assim o britânico viu Max Verstappen aproximar-se nas últimas voltas, ficando a menos de um segundo do líder do campeonato, que com o abandono de Vettel passou a ter 59 pontos de vantagem.

A prova nipónica era decisiva para que Sebastian Vettel se mantivesse perto do seu adversário, mas as coisas começaram a correr mal à Ferrari logo no início, quando o alemão não partiu bem e Kimi Raikkonen perdeu várias posições.

Só que depois veio o abandono que afastou Vettel da prova e deixou Hamilton mais à vontade na frente da prova, depois de arrancar bem da ‘pole position’, levando atrás de si Verstappen. Nem Daniel Ricciardo, nem Valtteri Bottas partiram muito bem, por isso acabariam por perder terreno precioso para os dois primeiros.

O australiano da Red Bull viria a terminar no último lugar do pódio, à frente do finlandês da Mercedes, que foi instrumental numa fase decisiva da corrida, quando deixou passar Hamilton e fez Verstappen perder tempo.

Contudo o holandês conseguiria aproveitar alguma vibração dos pneus do Mercedes do britânico para o pressionar nas derradeiras voltas da corrida, mas já não conseguiu evitar mais uma vitória do líder do campeonato, que está assim mais perto do título.

Depois do atraso inicial Kimi Raikkonen apenas conseguiu recuperar até ao quinto posto, à frente dos dois homens da Force India, Esteban Ocon e Sergio Pérez, que chegaram a rodar atrás de Nico Hulkenberg, que foi forçado a abandonar com problemas na ‘asa’ traseira do seu Renault.

Destaque ainda para Kevin Magnussen e Romain Grosjean, que deram à Haas um bom resultado de conjunto, ao conseguirem as oitava e nona posições, depois de superarem Felipe Massa perto do final da prova.

Classificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h27m31,193s
2º Max Verstappen (Red Bull) + 1,211s
3º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 9,679s
4º Valtter Bottas (Mercedes) + 10,580s
5º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 32,622s
6º Esteban Ocon (Force India) + 1m07,788s
7º Sergio Pérez (Force India) + 1m11,424s
8º Kevin Magnussen (Haas) + 1m28,953s
9º Romain Grosjean (Haas) + 1m29,883s
10º Felipe Massa (Williams) + 1 volta

Em destaque

Subir