Motores

Kris Meeke coloca Citroën no comando do Rali do México

Kris Meeke comanda o Rali do México, terceira prova do campeonato do mundo da especialidade (WRC), após a realização da segunda etapa. Uma tirada marcada pelo cancelamento de duas classificativas, devido ao atraso na ‘caravana’ de apoio à prova.

O britânico da Citroën, que foi o único a conseguir dois pontos nos dois primeiros ralis da época, tirou partido do facto de ser o 10.º a passar na estrada para levar a melhor sobre a concorrência

Acidentes rodoviários na auto-estrada que servia de ligação obrigaram a organização a cancelar os troços de El Chocolate e Las Minas, mas não impediram que os participantes completassem as especiais seguintes. Nelas Meeke sobre tirar bom partido da sua ordem de passagem na estrada, usufruindo do facto dos primeiros ‘limparem’ o percurso de pedras e assim perderem tempo.

Logo nos 54 quilómetros da quarta classificativa o britânico da Citroën foi sete segundos mais rápido que Sebastien Ogier, apesar de no segundo ter deixado o motor do C3 WRC ir abaixo duas vezes, e permitir a Thierry Neuville ser o mais veloz nesse troço.

Kris Meeke ganhava nas duas especiais mais de 15 segundos a Ogier e era um dos poucos a não ter problemas de sobreaquecimento, com Jari-Matti Latvala, Juho Haninen, Stéphane Lefebvre, Ott Tanak e Elfyn Evans a perder cerca de um minuto nos 54 quilómetros de El Chocolate.

Ogier também não se livrou de alguns problemas de motor, mas conseguiu ser o segundo mais rápido, diante de Hayden Paddon, Dani Sordo e Neuville, que ficaram separados por apenas quatro segundos.

Haninen, que tinha sido o mais rápido na super especial de quinta-feira, ‘caiu’ para sexto, seguido de perto por Tanak, enquanto Lefebvre perdeu quase dois minutos e concluiu a tirada em oitavo, sendo que Latvala foi quem perdeu mais tempo com os problemas de sobreaquecimento no seu Toyota Yaris WRC.

Classificação após a 5.ª PE

1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) 57m15,2s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 15,7s
3.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 20,3s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 22,8s
5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 24,4s
6 .º Juho Haninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 1m25,0s
7º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 1m29,4s
8.º Stéphane Lebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 1m50,8s
9.º Jari-Mattia Latvala/Miikka Anttila (Toyota) + 2m17,7s
10.º Valery Gorban/Sergey Larens (Mini) + 5m41,8s

Em destaque

Subir