Fórmula 1

Kimi Raikkonen mais rápido na conclusão dos ensaios de pré-temporada de F1

Os testes de pré-época da Fórmula 1 concluiram-se esta sexta-feira no Circuito da Catalunha com uma sessão dominada por Kimi Raikkonen.

O finlandês confirmou as indicações dadas na véspera por Sebastian Vettel relativamente à rapidez do Ferrari SF-71H numa só volta. Raikkonen efetou o melhor tempo do dia – 1m17,221s – na sessão da manhã. Marca que não foi batida da parte da tarde, onde Daniel Riccardo, no Red Bull RB14, foi quem mais se aproximou. Mesmo assim o australiano terminaria com o quarto registo da jornada, a 1,106s de ‘Ice Man’.

Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr. acabariam por superar Ricciardo para garantirem os segundo e quarto tempos do dia, a 0,563s e a 0,871s, mostrando que com os pneus certos o McLaren MCL33 e o Renault R.S.18 também podem ser rápidos.

Sainz Jr. não conseguiu a sua melhor marca até duas horas do final dos testes, depois da equipa substituir a caixa de velocidades do Renault, mas conseguiu o segundo registo momentâneo quando montou pneus hiper macios no R.S.18. Alonso acabaria por batê-lo, com Pirelli hiper macios, depois de ter perdido quase toda a manhã, depois de ter parado na pista devido a um problema de turbo.

O piloto asturiano ainda chegou a bater a marca de Raikkonen a 10 minutos do fim da sessão, mas o tempo seria retirado depois de ter cortado a última chicane do traçado de Barcelona. Ainda assim Alonso conseguiu completar 93 voltas ao longo do dia.

Romain Grosjean completou o top cinco no Haas, depois de um dia intenso, ao longo do qual perfez mais de 180 voltas. Isso contribuiu que superasse os dois pilotos da Mercedes, que voltaram a partilhar o W09. Valtteri Bottas rendeu Lewis Hamilton da parte da tarde e logrou o sexto registo utilizando pneus médios, e juntamente com o Campeão do Mundo contribuiu para um total de 201 voltas.

Depois de um pião na fase matinal, Charles Leclerc utilizou pneus hiper macios no Sauber, que lhe permitiram obter o nono tempo do dia, atrás de Brendon Hartley, no Toro Rosso, e de Esteban Ocon, no Force India. Ambos conseguiram rodar mais do que Sergey Sirotkin, que rendeu Lance Stroll no Williams na parte da tarde mas completou apenas uma dezena de voltas.

Em destaque

Subir