Motores

KIA Picanto GT Cup anima pistas e classificativas

O panorama do automobilismo nacional vai ser enriquecido em 2018 pela aparição de uma nova competição monomarca, o troféu KIA Piacanto GT Cup, que vai incluir provas de velocidade e de ralis, utiliza o pequeno modelo da marca coreana e comporta três categorias, incluindo uma Taça Feminina. A nova competição tem o apoio da FPAK, cuja nova direção sempre pugnou por disciplinas que permitissem a introdução de novos valores no automobilismo nacional.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da KIA e da CRM Motorsport, que voltaram a unir esforços para levarem a cabo um a competição que recorre ao modelo Picanto 1.0 Turbo de 150 c, de tração dianteira e uma caixa manual de cinco velocidades, que irão evoluir num calendário misto com corridas de velocidade e ralis, a custos controlados.

Haverá três categorias, com a Júnior a ser a ‘porta de entrada’ para o automobilismo, estando limitada a concorrentes com idades compreendida entre os 16 e os 27 anos e que nunca tenham tido licença desportiva FPAK, com exceção de karting. Na Sénior podem entrar todos os pilotos que já tenham tido licença desportiva, com exceção se participaram em provas nos últimos três anos. Já a Taça Feminina é reservada a mulheres, que só será uma realidade se existir um mínimo de três equipas.

O arranque da KIA Picanto GT Cup inicia-se em maio, com o Estoril Delivery Day e terminará em novembro, no Estoril Racing Festival. Nos oito eventos previstos três formam a Taça Kia Picanto GT Cup Velocidade, enquanto outras três constituem a Taça Kia Picanto GT Cup Ralis.

O Estoril Delivery Day é um dia de formação para os mais novos, no qual estes têm aulas práticas e teóricas, e uma oportunidade para os séniores terem o primeiro contacto com o carro. O Sponsor Day também se realizará no Circuito do Estoril, em Setembro, e tem por base uma acção de co-driving em conjunto com os patrocinadores de cada projecto.

O vencedor da Super Taça Kia Picanto GT Cup será o piloto com a maior pontuação somada na Taça de Velocidade e na Taça de Ralis. Deste modo, os Pilotos, que por uma questão de custos optem por partilhar carro, devem, cada um, participar numa das taças: velocidade ou ralis. Assim ficam habilitados a discutir a vitória da Taça em que participarem, mas excluídos da Super Taça.

A organização do Kia Picanto GT Cup vai disponibilizar 30 carros para a primeira temporada deste promissor troféu monomarca. Os interessados devem realizar a encomenda, através da plataforma digital localizada no seguinte endereço www.kiapicantogtcup.com, até ao próximo dia 7 de dezembro. A entrega dos carros está agendada para o dia 6 de maio de 2018, no Circuito do Estoril (Estoril Delivery Day). Aí será feito um sorteio para a atribuição de cada um dos 30 exemplares aos proprietários.

Em destaque

Subir