Motores

Jari-Mari Latvala ‘entra a matar’ no Rali do México

LatvalaMexico116

Jari-Matti Latvala concluiu o primeiro dia do Rali do México na liderança, após uma demonstração de força face ao seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, logrando uma vantagem de mais de 32 segundos sobre o francês.

O finlandês da Volkswagen assumiu o comando da prova durante a ronda matinal, acabando por dilatar a vantagem na oitava especial, a segunda passagem pelo troço de El Chocolate.

Latvala nem sempre fez as opções mais acertadas em termos de pneus, nomeadamente ao montar as misturas mais duras de Michelin no seu Polo R WRC. Mas os 10 segundos que foi capaz de adicionar à sua diferença para Ogier poderão ser importantes para o segundo dia de prova.

As quatro décimas ganhas nas duas superespeciais disputadas no Autódromo de Leon já não serão tão determinantes, mas foram importantes para o ego do finlandês.

SordoMexico116

Atrás dos dois homens da Volkswagen foi Dani Sordo quem se saiu melhor, aos comandos do melhor dos novos Hyundai i20 WRC. O espanhol parece dar-se bem com as classificativas de terra mexicanas, apesar de um problema de acelerador na sétima especial.

Para valorizar ainda mais o desempenho de Sordo está o facto de também ter sofrido com o sobreaquecimento dos travões do seu carro, antes de superar Ogier na segunda passagem pela superespecial.

Andreas Mikkelsen não conseguiu igualar o andamento dos seus companheiros de equipa e terminou o dia na quarta classificativa, queixando-se que o seu Polo R WRC estava demasiado solto nos dois troços mais longos da tirada.

O norueguês da Volkswagen falhou também um cruzamento na especial de El Chocolate e perdeu 15 segundos para Sordo, indo para o segundo dia a meio minuto do espanhol.

OstbergMexico116

Hayden Paddon e Mads Ostberg protagonizaram uma acesa batalha pela quinta posição, para já favorável ao neozelandês da Hyundai, mas o norueguês da M-Sport está a apenas 14 segundos.

Classificação após a 8:º Pe
1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) 1h48m00,0s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 32,1s
3.º Dani Sordo Marc Marti (Hyundai) + 1m15,6s
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Vokswagen) + 1m46,7s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 2m20,8s
6.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 2m35,6s
7.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 3m53,8s
8.º Martin Prokop/Jaroslav Tomanek (Ford) + 4m56,3s
9.º Lorenzo Bertelli/Lorenzo Granai (Ford) + 5m11,3s
10.º Tommi Suminen/Markko Markkula (Sokda) + 5m43,7s

Em destaque

Subir