Mundo

Já viu um polvo a voar? É possível neste festival indiano

Os céus de Ahmedabad, na Índia, estão cheios de monstros. E de outras figuras mais simpáticas e coloridas, como um polvo. Está a decorrer um dos mais famosos festivais de papagaios do mundo.

A governadora do estado de Gujarat, Anandiben Patel, inaugurou no domingo a 28.ª edição do Festival Internacional de Papagaios de Ahmedabad.

Deste então que os céus desta localidade indiana estão cheios de monstros e outras figuras, numa festa de cor e alegria que decorre nas margens do rio Sabramati.

A competição internacional, em especial a que veio da China e do Japão, apostou em estruturas à base de poliéster, nylon e até fibra de vidro.

Já os concorrentes ‘da casa’, em especial os de Ahmedabad, Vadodara e Surat, optaram por bases mais tradicionais.

O consenso encontra-se nas cores, as mais vibrantes e variadas que for possível.

O historiador R T Savaliya salientou que os papagaios estão na origem do nome da própria localidade, pois um soberano muçulmano, chamado Ahmed Shah, terá castigado o filho, Shah Alam, “por perder mais tempo a fazer voar papagaios do que a estudar”.

“Mas as primeiras referências aos papagaios”, que fizeram parte da cultura chinesa e chegaram à Índia através do Camboja e da Tailândia, “datam dos trabalhos do Santo Namdeo no século XII”, acrescentou.

https://www.youtube.com/watch?v=NbuNoM_xUP0

Em destaque

Subir