Nas Notícias

Inflação na China desacelera pelo 4º mês consecutivo em fevereiro

A inflação na China desacelerou pelo quarto mês consecutivo em fevereiro ao subir 1,5 por cento em termos homólogos, face aos 1,7 por cento registados em janeiro, de acordo com os dados oficiais divulgados hoje.

De acordo com o instituto nacional de estatística chinês, o índice de preços no consumidor (IPC) registou o seu ponto mais baixo desde janeiro de 2018, embora esteja ainda longe de uma possível deflação.

Em fevereiro, os preços dos alimentos subiram 0,7 por cento em termos homólogos, o que representa uma descida de 1,2 pontos percentuais face a janeiro e que esteve ligada à queda de 4,8 por cento da carne de porco, que em janeiro já tinha sofrido uma descida de 3,2 por cento.

Em relação aos produtos não alimentares, os preços cresceram 1,7 por cento em fevereiro, o mesmo aumento do que o registado no mês anterior.

O aumento dos preços no setor da saúde, educação, entretenimento e arrendamento habitacional também contribuiu em 1,34 pontos percentuais para a taxa de inflação geral.

O índice de preços na produção, por sua vez, subiu 0,1 por cento em termos homólogos no mesmo mês, mantendo-se inalterado face a janeiro, depois de ter desacelerado sete meses consecutivos.

Em destaque

Subir