País

Incêndios: Governo ordena reforço de meios de combate até final do mês

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera verifica-se, até ao final do mês, um “índice de risco de incêndio florestal, o que motivou a ordenar um reforço dos meios de combate por parte do Governo. Este reforço consiste no aumento da mobilização de operacionais, viaturas e patrulhamento pelas Forças Armadas e pela PSP, bem como nos meios aéreos, com mais 17 meios.

Estas instruções foram tomadas pelos ministérios da Administração Interna, da Defesa Nacional e da Agricultura, segundo fonte do Governo confirmou à agência Lusa.

 

O número de recursos aéreos aumentou em 17 meios de combate a incêndios, dos quais 13 são helicópteros ligeiros e quatro aviões médios anfíbios, que ficarão disponíveis em Vila Real, Viseu, Braga, Fafe, Alfandega da Fé, Armamar, Águeda, Guarda, Cernache, Proença-a-Nova, Pernes, Portalegre, Ourique, Grândola e Monchique.

Segundo a estimativa, este reforço significa “praticamente uma duplicação do dispositivo de meios aéreos disponíveis até ao final de Outubro e representa um investimento de cerca 1,4 milhões de euros”.

Para além do reforço aéreo, haverá também um acréscimo de “660 elementos e 132 viaturas, o que determina um total de 4298 operacionais e 863 viaturas”.

No que respeita à matéria de patrulhamento no terreno, o Governo acrescenta que as Forças Armadas têm já “86 equipas de patrulha em todos os distritos do território continental, em articulação com 394 equipas da GNR e 46 equipas da PSP”.

 

Em destaque

Subir