Motores

Elfyn Evans comanda na Grã-Bretanha após a primeira etapa

Elfyn Evans concluiu a primeira etapa do Rali de Gales/Grã-Bretanha no comando da prova, a penúltima do Campeonato do Mundo da especialidade (WRC). O piloto britânico da M-Sport assumiu a liderança ainda na fase matinal da tirada, deixando para trás Sebastien Ogier, o primeiro líder do rali.

Favorecido pelos pneus DMACK, Evans foi-se distanciando dos rivais, nomeadamente de Ott Tanak, que passou a ser o seu principal adversário após a terceira classificativa do dia.

Tanak terminou a tirada a menos de 25 segundos de Evans, e tal como Ogier e Thierry Neuville venceu uma especial, mas ganhou pouco mais de dois segundos ao francês, com quem disputa atualmente o título, sendo que o belga parte para a segunda etapa a mais de 10 segundos do Campeão do Mundo.

As condições do terreno parecem favorecer os Fiesta RS WRC face aos rivais, sendo que Neuville talvez pudesse ter-se intrometido na discussão da liderança se não fosse uma penalização de 10 segundos por ter chegado atrasado a um controlo, alegadamente devido a dificuldades de comunicação com o seu co-piloto, Nicolas Gilsoul.

Mesmo assim Thierry Neuville é o melhor dos homens da Hyundai, tal como Jari-Matti Latvala é o melhor nas hostes da Toyota. O finlandês concluiu a tirada a quase 42 segundos do líder, fechando o lote dos cinco primeiros, mas foram evidentes os problemas de tração sentidos pelos Yaris WRC.

Da mesma forma os Citroën C3 WRC não se sentiram muito à vontade, com Kris Meeke a terminar o dia no sexto posto, um segundo à frente de Andreas Mikkelsen, no segundo dos Hyundai i20 WRC oficiais. No entanto a marca francesa já sofreu uma ‘baixa’, e de quem menos se esperava, isto porque o consistente Craig Breen não evitou uma saída de estrada, que deixou o seu C3 WRC bastante danificado.

Classificação

1º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) 1h09m20,9s
2º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 24,6s
3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 26,8s
4º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 37,1s
5º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 41,9s
6º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 42,0s
7º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 52,0s
8º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m13,9s
9º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 1m22,9s
10º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) º 1m43,5s

Em destaque

Subir