Mundo

“Inaceitável” que num mundo com fome se atire comida fora, diz rainha Letizia

letizia

A rainha de Espanha é a nova embaixadora da ONU para a nutrição. Letízia adiantou ser “inaceitável” viver num mundo onde “atiramos comida fora enquanto 800 milhões de pessoas passam fome”. Urge “contribuir, cada um desde o seu âmbito de responsabilidade, para que esta realidade mude”.

Letizia foi hoje formalmente nomeada embaixadora para a nutrição da FAO, a agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

No discurso, a rainha de Espanha afirmou ser “inaceitável” que no mesmo mundo onde “a cada dia atiramos comida fora” existam “800 milhões de pessoas a passar fome”.

Comentando que não existe apenas “um problema de recursos, ou de distribuição”, a nova embaixadora para a nutrição salientou os progressos feitos na luta para acabar com a fome a nível mundial, embora admitindo que ainda há muito para corrigir.

“A esta altura do século temos a capacidade técnica para produzir alimentos saudáveis e suficientes para todos”, garantiu Letizia, instando todos os países a colaborarem para se poder “continuar a avançar no desafio que representa melhorar esse número aterrorizador de pessoas que padecem de fome”.

A rainha de Espanha retomou parte do discurso de novembro, quando também esteve em Roma a alertar para “quão importante é enfrentar o desafio da desnutrição em todas as suas formas como um investimento sempre rentável, como a melhor forma de prevenir e de melhorar, portanto, a vida das pessoas”.

Só que a par deste “investimento” permanece “o paradoxo contemporâneo” de, “enquanto milhões de pessoas não têm o que comer, mais de mil milhões comem mal e em excesso, o que significa que sofrem com excesso de peso e obesidade, doenças ambas que frequentemente são vinculadas a patologias cardiovasculares e metabólicas”.

Letizia apelou a todos para “contribuir, cada um desde o seu âmbito de responsabilidade, para que esta realidade mude” e a fome deixe de ser uma realidade: “Contem comigo para isso como embaixadora especial da FAO para a nutrição”.

Em destaque

Subir