Ilhas Baleares entram em conflito devido a tarte de queijo
As ilhas Baleares estão envolvidas num conflito gerado por uma tarte de queijo. O que poderia ter sido uma bela homenagem à gastronomia local, rapidamente tornou-se em algo indesejável, como conta o ‘El Mundo’.
A polémica teve origem na decisão do governo da região autónoma em usar uma fotografia de uma sobremesa para assinalar o feriado de 1 de março. A má aparência da tarte que representa Ibiza gerou este conflito nas ilhas Baleares.
A ilha de Maiorca é representada pelas suas ensaimadas, um doce típico da ilha, e Ibiza representada pelo flao, também um doce tradicional. O flao consiste numa tarte de queijo, que ficou conhecida após aparecer no livro ‘Blanquerna’, de Ramon Llull, que remonta ao ano de 1283.
No entanto, segundo o ‘El Mundo’, a fotografia do flao de Ibiza aparecia tostado demais, ou mesmo queimado segundo alguns, faltando-lhe o açúcar em pó e a folha no topo, que tem muita importância para a boa aparência da sobremesa.
As críticas surgiram da parte dos populares, como também da oposição regional. No Twiiter, um deputado do Partido Popular acusou a presidente Francina Armengol de tirar o açúcar do flao e de estar a tirar dinheiro a Ibiza.
.@F_Armengol no es conforma amb llevar-nos es sous, que ara també li treu es sucre a nes flaó eivissenc 🙁 https://t.co/1PMKAn64vm pic.twitter.com/OLBQNy8jev
— Vicente Roig (@roigtur) 27 de fevereiro de 2017