Insólito

Mulher atira-se ao mar para apanhar navio e nada quatro horas

Alguns pescadores resgataram uma mulher de 65 anos que se atirou ao mar, junto à costa do Funchal, para apanhar o navio onde pensava que estava o marido. O casal ter-se-á desentendido, ele apanhou o avião, mas ela pensou que tinha partido no navio rumo a Lisboa. Resultado: foi salva e transportada para a ala psiquiátrica do Hospital Nélio Mendonça, no Funchal.

Uma mulher quase perdeu a vida, num estranho caso que só não terminou em morte porque alguns pescadores portugueses a resgatam, junto à costa do Funchal. É uma história rocambolesca, que contou com um desentendimento e um ato tresloucado.

De acordo com o comandante da capitania do Funchal, Félix Marques, o desentendimento começou quando ambos iam participar numa viagem de cruzeiro. E foi essa discussão que os levou a suspender a viagem marítima rumo a Lisboa.

O casal tinha chegado à Madeira no passado sábado, a bordo de um cruzeiro.

A vítima e o marido foram então para o Aeroporto Internacional do Funchal e preparavam-se para embarcar num avião rumo a Inglaterra. No entanto, o mesmo desentendimento levou a que a mulher, de 65 anos, abandonasse o marido. O homem, de 69 anos, entrou no avião, ao contrário da mulher.

Porém, quando a mulher viu o cruzeiro Marco Polo passar ao largo do Funchal, terá pensado que o marido não embarcara no avião e que seguia a bordo da embarcação.

Félix Marques ouviu o relato da mulher resgatada e foi ela que lhe contou que pensou que o marido tinha apanhado um táxi e voltado ao cruzeiro, para seguir para Lisboa.

Perante este cenário, a turista inglesa decide atirar-se ao mar, para nadar até ao cruzeiro Marco Polo, que já seguia da Madeira para Lisboa. Transportava consigo uma mala de mão e terá passado quatro horas no mar.

A loucura só não terminou em tragédia porque um grupo de pescadores que seguia numa embarcação de pesca resgatou a britânica da água, já com sinais de hipotermia, a cerca de 50 metros da costa. O incidente ocorreu por volta das 20h00 de domingo, o resgate deu-se às 00h00 desta segunda-feira.

A mulher foi transportada pelos bombeiros voluntários de Santa Cruz para o Hospital Nélio Mendonça, no Funchal. Acabou por ser transportada para a ala de psiquiatria, onde está internada. Foi vítima de um surto psicótico agudo.

O leitor estará a perguntar: então, e o marido? Ao contrário do que a mulher pensara, viajou de avião. Não entrou no cruzeiro. Regressou a Inglaterra e está em casa. Segundo o comandante da capitania do Funchal, até ao final do dia de ontem não tomou qualquer diligência no sentido de saber onde se encontra a mulher.

Em destaque

Subir