Mundo

Hospital atende a pedido de doente terminal e dá-lhe um copo de vinho e um cigarro

Um doente terminal pediu um último desejo e o Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca, decidiu conceder-lho. Carsten Hansen, de 75 anos, vítima de um aneurisma na aorta e hemorragia interna, tinha os dias contados e pediu um copo de vinho e um cigarro.

A história ocorreu na Dinamarca e conquistou dimensão nas redes sociais. Carsten Flemming Hansen, um idoso com tempo de vida contado, pediu aos médicos que lhe concedem um último desejo, algo que quebraria as regras de uma unidade de saúde onde é proibido beber e fumar.

O idoso, que sofrera um aneurisma na aorta e hemorragia interna, tinha pouco tempo de vida e o destino traçado. Segundo prognosticaram os médicos, iria morrer em poucas horas, ou dois dias, na melhor das hipóteses.

Hansen pediu um derradeiro desejo, algo que contraria as normas do hospital, mas respeitaria a sua vontade. A família apoiou-o, neste pedido.

A direção do hospital colocou as duas questões nos pratos da balança e optou pela quebra do protocolo, em nome do respeito pelo desejo do paciente.

Assim, Hansen foi transportado numa cadeira de rodas para uma varanda do hospital, onde pôde saborear aquele derradeiro copo de vinho branco, ao mesmo tempo que fumava o seu cigarro. Ao fundo, o pôr do sol.

O momento foi partilhado no Facebook e conquistou as redes sociais.

“Uma morte digna para o hospital”, escreveram os responsáveis pela página do Hospital Universitário de Aarhus, exibindo esse momento em que a dor se mistura com o prazer.

Veja o post:

EN VÆRDIG DØD PÅ HOSPITALETI dag sov Carsten Flemming Hansen stille ind på Aarhus Universitetshospital. Få dage…

Publicado por Aarhus Universitetshospital em Sexta-feira, 7 de Abril de 2017

Em destaque

Subir