Nas Notícias

Emergência! Há portugueses que confundem o 112 com o 115 e com o 911

Há portugueses que não sabem que o 112 é o número de emergência médica, conclui um estudo sobre o enfarte. Questionados sobre qual o número que deveria marcar em caso de ataque cardíaco, alguns responderam 115. E houve até quem dissesse 911, que corresponde ao 112, mas nos Estados Unidos.

Ainda há portugueses que desconhecem a atualização do número de emergência médica e não sabem que o 115 passou a 112, desde 2007.

112

A conclusão resultou de um estudo de saúde sobre enfarte, de investigadores do ISCTE, no âmbito do Stent For Life, que a agência Lusa divulgou.

De acordo com esta pesquisa, cinco por cento não sabiam que o 112 é o número de emergência médica nacional. Esse é o número para o qual devem ligar em caso de acidente e problemas de saúde que impliquem a solicitação de uma ambulância.

Ainda há portugueses que julgam que devem contactar o 115 – número que realmente já foi de emergência médica, mas que mudou para 112.

“Qual o número para chamar uma ambulância em Portugal?”

Deste estudo, constava a pergunta: “Qual o número para chamar a ambulância em Portugal?

As respostas foram maioritariamente corretas, mas três por cento não sabia (30 pessoas dos inquiridos). Um por cento disse que era o 115 (20 inquiridos) e igual percentagem respondeu o 118 (que corresponde ao número de informações).

Assim, os inquiridos que não responderam corretamente à pergunta tiveram de responder à seguinte questão, no trabalho da Stent For Life:

“Dos seguintes números – 115, 112 ou 911 –, qual o número correto para chamar a ambulância em Portugal?”

Em suma, dois terços (66 por cento) conseguiram responder corretamente (112), mas um terço nem assim conseguiu detetar o número de emergência atual.

17 por cento não sabe a resposta

As respostas variaram entre o antigo 115 (10 por cento) e o 911 (número de emergência médica dos Estados Unidos). Houve ainda 17 por cento que afirmaram que não sabiam a resposta.

Estas conclusões resultam de uma pesquisa apresentada em Lisboa, da autoria de dois investigadores do ISCTE. A ação resulta de uma iniciativa do Stent For Life, um projeto europeu da European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions e do EuroPCR.

Em Portugal, o projeto tem o apoio da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

A finalidade desta pesquisa era sentir o pulso dos portugueses sobre os sintomas do enfarte agudo do miocárdio.

Os autores da pesquisa pretendiam perceber como reagiriam se tivessem de ajudar uma vítima com um episódio.

Em destaque

Subir