Mundo

Há neve na ilha de Jeju e 86 mil pessoas sem terem como fugir ao frio

A ilha de Jeju, ou ‘o Havai da Coreia do Sul’, esteve ‘sequestrada’ pela neve. O maior nevão registado nos últimos 30 anos deixou o aeroporto inoperacional e 86 mil pessoas presas na ilha. As ligações recomeçaram hoje, depois de três dias sem qualquer voo.

O fim de semana em Portugal até pareceu de primavera, mas na Coreia do Sul, sobretudo na ilha de Jeju, o inverno fez-se sentir bem.

Conhecida como ‘o Havai da Coreia do Sul’, devido às temperaturas amenas do ar e da água do mar, a ilha esteve ‘sequestrada’ pelo mais forte nevão dos últimos 30 anos.

A neve foi tanta que o aeroporto esteve fechado durante três dias, deixando 86 mil pessoas sem qualquer hipótese de saírem da ilha.

Só hoje é que as ligações aéreas voltaram a ser retomadas.

A primeira partida deu-se pelas 6h00 de hoje em Portugal continental, cerca de cinco horas antes do que o Ministério dos Transportes sul-coreano tinha previsto.

“As chegadas devem demorar mais tempo, já que é preciso despachar mais de 30 aeronaves estacionadas”, acrescentou um porta-voz do Governo, citado pela imprensa sul-coreana.

Para além da tempestade de Neve, a Coreia registou ainda uma histórica descida da temperatura.

Na ilha balnear de Jeju, os termómetros atingiram mesmo o recorde de 6,1 graus Celsius negativos.

A capital, Seul, escapou à tempestade de neve, mas não ao frio: as temperaturas chegaram a atingir os 18 graus negativos, o mínimo nos últimos 15 anos.

Em destaque

Subir