Motores

Jari-Matti Latvala explica-se pelo acidente em Monte Carlo

LatvalaMonteCarlo116 5

Jari-Matti Latvala explicou o que aconteceu na saída de estrada que lhe viria a causar os estragos na suspensão e consequente abandono do Rali de Monte Carlo, no terceiro dia de prova, quando cumpria a 11.ª especial.

As imagens do Polo R WRC do finlandês levando à frente um espetador antes de regressar à estrada acabaram por levar a uma multa da equipa, mas o piloto diz que não se recorda de nada.

O espetador em causa não ficou ferido porque Latvala seguia a baixa de velocidade, mas a polémica surgiu porque se tratou de um delito de fuga rodoviário, que acontece quando um automobilista atropela um pião e não lhe presta auxílio.

“Antes de tudo queria dizer que estou verdadeiramente desolado com o que aconteceu. A estrada tinha muito gelo e saímos numa curva à direita, fomos a uma vala e acabamos por ir parar a um descampado”, conta o piloto finlandês da Volkswagen.

“A minha visibilidade era reduzida, pelo fumo que saía do motor e por detritos no pára-brisas que lá foram parar depois de passarmos pela vala. A equipa contactou-me depois da especial e disse-me que tinha colhido um espetador. Como já disse, estou desolado com este acidente”, referiu também Jari-Matti.

LatvalaMonteCarlo216 5

Chamado pela Direção de prova, e na presença de Jost Capito, o diretor da equipa Volkswagen e do seu ‘team manager’, Sven Smeets, Latvala explicou que nunca tinha tido a impressão de ter batido numa das pessoas presente no local, e por isso se dirigiu imediatamente para o final da classificativa.

O finlandês poderia ter perguntado a um representante da televisão do WRC ou junto dos comissários o que se teria passado, mas em vez disso quis prosseguir para a ligação e tentar resolver os problemas de suspensão no seu carro.

A Direção de Prova considerou que o piloto e o seu navegador não se aperceberam de nada, e decidiram punir a equipa com uma pena suspensa de um rali, já que no seu entender o espetador estava perfeitamente visível.

Assim decidiu punir Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila com uma multa de 5000 euros a juntar à pena suspensa, previsa pelos artigos 40.4 do regulamento desportivo do WRC e 12.1.1 do Código Desportivo Internacional da FIA.

Em destaque

Subir