Mundo

Governo norte-americano disponibiliza 21 ME para melhorar nutrição no norte de Moçambique

O Governo norte-americano vai disponibilizar 24 milhões de dólares (21 milhões de euros) para apoiar projetos de nutrição para mulheres grávidas e crianças na província de Nampula, norte de Moçambique, anunciou hoje a Embaixada dos Estados Unidos em Maputo.

“Estes dois projetos vão reduzir as taxas de nanismo na infância e melhorar o estado nutricional de mulheres grávidas, meninas adolescentes e crianças menores de dois anos”, refere-se no comunicado distribuído hoje à imprensa.

Os projetos, lançados na terça-feira, vão ser implementados em 12 distritos da província de Nampula nos próximos cinco anos, beneficiando um total de 550 mil moçambicanos naquela região.

“A má nutrição no início da vida pode ter efeitos negativos duradouros na saúde, educação e contribuição económica de uma pessoa para a sua comunidade”, refere-se no documento.

A província de Nampula tem uma taxa de nanismo de 55 por cento em crianças menores de 5 anos, 12 por cento superior à média nacional, e 51 por cento das meninas adolescentes da província são anémicas, segundo dados oficiais, avançados pela embaixada norte-americana.

Dados do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional de Moçambique indicam que 43 por cento das crianças até aos cinco anos no país enfrentam desnutrição crónica.

Os Estados Unidos disponibilizam anualmente mais de 500 milhões de dólares (449 milhões de euros) para melhorar a qualidade da educação, saúde, crescimento económico e o desenvolvimento geral de Moçambique, segundo a embaixada norte-americana em Maputo.

Em destaque

Subir