Nas Notícias

GNR registou seis pequenos incidentes ao início do dia

A Guarda Nacional Republicana registou seis pequenos incidentes em mesas de voto das eleições legislativas ao início do dia de hoje, resolvidos em minutos, disse à Lusa fonte daquela força.

“Temos à nossa responsabilidade 6.199 mesas de voto e já houve algumas ocorrências prontamente resolvidas. Não existe nenhuma mesa de voto encerrada”, disse o oficial de dia do Comando Geral da GNR.

Segundo a mesma fonte, três incidentes ocorreram em Vila Real, um no Porto, um em Braga e outro em Faro.

A GNR destacou para hoje mais de 5.000 militares para que o ato decorra com tranquilidade e segurança.

Na sexta-feira a GNR referiu em comunicado que os militares “tomarão as medidas indispensáveis para assegurar aos cidadãos o exercício dos seus direitos, liberdades e garantias”.

Cabe também à GNR a responsabilidade de garantir a distribuição dos boletins por todas as assembleias de voto e, no final, recolhê-los e entregá-los nas câmaras municipais.

Durante a eleição, a GNR, através do Centro Integrado Nacional de Gestão Operacional, monitoriza todas as ações desenvolvidas no processo de distribuição, recolha e entrega dos boletins de voto, assim como de possíveis incidentes ou alterações da ordem pública.

As mesas de voto para as eleições legislativas abriram hoje às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00.

Cerca de dois milhões de eleitores já tinham votado às 12:00 de hoje, o que representa 18,83 por cento dos 10,8 milhões de eleitores inscritos, uma descida de 1,82 pontos percentuais face às anteriores legislativas.

De acordo com informação do Ministério da Administração Interna, às 12:00 de hoje a afluência média às urnas na eleição da Assembleia de República estimava-se em 18,83 por cento por cento, a que correspondem cerca de dois milhões de votantes.

Nas últimas eleições legislativas, realizadas em 04 de outubro de 2015, a afluência média às urnas à mesma hora estimava-se em 20,65 por cento, o que correspondia a cerca de 1,9824 milhões de votantes.

Esta é a 16.ª vez que os portugueses são chamados a votar em legislativas, concorrendo a estas eleições um número recorde de forças políticas – 20 partidos e uma coligação – embora apenas 15 se apresentem a todos os círculos eleitorais.

No total, são eleitos 230 deputados numas eleições que, ao longo dos anos, têm vindo a registar um aumento da taxa de abstenção.

Em destaque

Subir