Nas Notícias

GNR divulga vídeo da operação que desmantelou rede de burlas no MB Way

A GNR, através de militares do Comando Territorial de Portalegre, desmantelou em Campo Maior uma rede que se dedicava à prática do crime de burla, através da plataforma MB Way. Nove pessoas foram detidas e 16 constituídas arguidas.

A operação da Guarda Nacional Republicana resultou de uma investigação, que detetou a prática de crimes de burla através da plataforma de pagamentos MB Way

“Os suspeitos ludibriavam as vítimas, oriundas de vários pontos do país, levando-as a enviar-lhes dinheiro através da aplicação e a obter valores pecuniários que não lhes eram devidos”, revela aquela autoridade.

A GNR realizou 19 buscas domiciliárias e outras tantas automóveis, apreendendo “prova material relacionada com este tipo de crime, tais como dispositivos eletrónicos, documentação e cerca de 3000 euros em numerário”.

Foram também apreendidas duas caçadeiras, uma arma de ar comprimido, munições, 11 doses de haxixe e artigos em ouro.

As burlas através da aplicação MB Way têm registado um aumento assinalável.

“Só nos últimos meses de 2019 e até à presente data, os prejuízos das vítimas deste tipo de crime ascenderam aos milhões de euros”, alerta a GNR.

“A falta de conhecimento sobre o uso da aplicação, a boa-fé das vítimas e, porventura, a necessidade premente de vender bens ou serviços de forma a produzir algum rendimento poderão contribuir para o aproveitamento dos criminosos”, destaca a mesma nota daquela força de segurança.

Em destaque

Subir