Google vai limitar a propagação de vírus pelo Gmail
A Google está a proceder ao bloqueio de vários tipos de extensões de arquivos que possam ser enviados pelo seu cliente de email, o Gmail. Este processo não é novo e tem como objetivo limitar a propagação de malware.
Depois de ter bloqueado extensões e arquivos como .exe, .bat e .msc, a Google vai agora proceder ao bloqueio de arquivos .js, JavaScript, portanto.
Embora algumas destas extensões continuem a poder ser enviadas, desde que estejam no formato winzip ou winrar, zipadas, portanto. A verdade é que este bloqueio tem como objetivo garantir a segurança dos utilizadores.
A menos que se sinta seguro e conheça a fonte de quem envia o ficheiro, pondere, sempre, ver que tipo de conteúdo vem anexado ao email antes de o abrir. Vai livrar-se de muitas dores de cabeça.
Apesar destas medidas serem muito positivas, a verdade é que a segurança dos dispositivos depende, em grande parte, do próprio utilizador.
Como mencionado no início do texto, mesmo com este bloqueio, é possível enviar este tipo de ficheiros, desde que os mesmos estejam compactados em .rar ou .zip. Cabe, portanto, ao utilizador inspecionar os arquivos antes de os abrir.