Economia

Gasolina e gasóleo mais baratos na próxima semana

Pela segunda semana consecutiva, o preço dos combustíveis irá baixar, com a gasolina e o gasóleo a ficaram ligeiramente mais baixos do que nas últimas semanas. Assim, a partir da próxima segunda-feira, abastecer o seu veículo ficará mais barato cerca de dois cêntimos por litro.

Nos postos de abastecimento, o gasóleo, que é o combustível mais utilizado em Portugal, deverá custar cerca de 1,36 euros por litro, a partir da próxima semana.

Já a gasolina simples deverá passar a custar 1,57 euros por litro.

Esta baixa no preço dos combustíveis, a segunda consecutiva após 10 semanas sempre a subir, é explicada por via do acordo alcançado entre a Rússia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que se preparam para aumentar a produção de combustíveis, permitindo que o preço a negociar pelo petróleo fosse mais baixo do que nas últimas semanas.

Gasolina simples 95 octanas: 1,57 euros/litro
Gasóleo: 1,36 euros/litro

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

A carga fiscal aplicada aos produtos petrolíferos também tem um peso no preço final a pagar pelos consumidores.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir