Economia

Ganhou prémio da Santa Casa? Só recebe por transferência bancária, a partir de domingo

euromilhoesTodos os prémios de jogo do Estado entre 150 e 5000 euros (Euromilhões, Totoloto e Totobola, entre outros) só serão pagos através de transferência bancária, já a partir do próximo domingo. Segundo informou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este novo método de pagamento pretende simplificar os métodos de pagamento de prémios, sendo que o dinheiro dos prémios será depositado na conta num limite máximo de 72 horas úteis.

Ganhou prémio no Euromilhões ou em jogos sociais do Estado? A partir de domingo, só o receberá por transferência bancária, desde que o valor se situe entre os 150 e os 5000 euros.

Esta medida, anunciada hoje pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tem como finalidade agilizar e uniformizar os métodos de pagamento dos jogos sociais do Estado, numa lógica de “modernização e unificação de procedimento”.

A transferência bancária será o único modelo de pagamento dos prémios de Euromilhões, Totoloto ou Totobola (entre outros) que estejam dentro daquele intervalo de verbas e entra em vigor já na próxima semana.

Os apostadores devem ficar, no entanto, tranquilos, já que a alteração do método de pagamento de prémios vai aumentar a segurança e rapidez do processo.

Bastará aos premiados fornecer o NIB (número de informação bancária) onde pretendem que o prémio seja depositado. E a transferência das verbas ganhas será feita num prazo máximo de 72 horas úteis, de acordo com a Santa Casa da Misericórdia.

O processo de pagamento de prémios, até agora, implicava que fosse emitida uma ordem de pagamento, por parte dos mediadores que registavam a aposta, sendo que o apostador poderia levantar o prémio numa instituição bancária. Agora, o processo simplifica-se.

No entanto, nos prémios superiores a 5000 euros, mantém-se a exigência da presença do apostador premiado, por questões de segurança.

No caso de se tratar de um apostador que usa plataformas online, o sistema vai solicitar o NIB, no registo pessoal feito na página da Santa Casa.

Com o novo método por transferência, fica garantida “maior segurança e comodidade” para o apostador, segundo adianta Fernando Paes Afonso, administrador-executivo do Departamento de Jogos e vice-provedor da Santa Casa, em declarações reproduzidas pelo Económico.

Além de se evitarem deslocações e despesas para o premiado, “aumenta a eficácia” na entidade que tem de pagar os prémios. O método “reduz drasticamente os processos administrativos, diminuindo custos e tempo despendido com remuneração de prémios”, salienta ainda Paes Afonso.

Recorde-se que na próxima sexta-feira há um jackpot no Euromilhões, já que nenhum apostador acertou na chave da fortuna, informa o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Estão em jogo 51 milhões de euros.

Em destaque

Subir