Fórmula 1

Fórmula 1: Williams revela design do FW 36

Williams2014Williams2014 600A Williams revelou desenhos do seu novo carro, o FW 36, desvendando o design do monolugar com que irá disputar o próximo Campeonato do Mundo de Fórmula 1, sobressaindo uma curiosa ponta aguçada da zona do ‘nariz’.

Não obstante não ser a primeira equipa a revelar uma imagem do seu carro para 2014, pois a Force India já tinha mostrado uma de perfil do seu monolugar, a Williams mostrou um conjunto que desvenda vários ângulos do seu carro para este ano.

Para além da ponta afilada na zona do ‘nariz’, no FW 36 sobressaem flancos mais estreitos e a secção de escapes centrais, tornados obrigatórios esta temporada, tal como a ausência aleta inferior do ‘spoiler’ traseiro, autorizada até à época passada.

A Williams confirmou que vai estrear o FW 36 nos primeiros testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de La Frontera, sendo guiado por Valtteri Bottas nos dois primeiros dias, antes de Felipe Massa se sentar aos comandos.

Pat Symonds diz que vários elementos foram estreitados, não apenas para obedecer aos regulamentos, mas também por razões aerodinâmicas, pois na sua opinião esse continuará a ser um aspeto chave na Fórmula 1, apesar da estreia dos motores V6 Turbo de 1,6 litros.

Williams2014 600 1“Em 2014 a Fórmula 1 ainda vai ser uma disciplina onde a aerodinâmica é importante. Há algumas mudanças significativas. O nariz é mais pequeno do que no ano passado e a asa dianteira é mais estreia, o que significa que as aletas das pontas envolvem agora mais as rodas dianteiras”, explica o diretor técnico da Williams.

“A asa traseira não é tão profunda quanto no ano passado e a aleta inferior não é mais permitida, perdendo-se também a capacidade de utilizar o escape no desempenho aerodinâmico. Mas estou confiante de que andaremos mais perto da frente do que no ano passado”, acrescenta Symonds.

Em destaque

Subir