Motores

Filipe Albuquerque e João Barbosa conquistam título americano

Filipe Albuquerque e João Barbosa podem ter terminado a última prova do IMSA Sportscar na quinta posição, e não vencerem esse campeonato, mas juntamente com Christian Fittipaldi acabaram por conquistar a North American Endurance Cup, ao terminarem a quarta hora dessa corrida na segunda posição.

Para a tripla da Action Express Racing este foi o corolário de um esforço da equipa nas quatro grandes corridas da época – 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Watkins Glen e Petit Le Mans.

“Estamos todos muito felizes pelo título que conseguimos e eu especialmente porque é o primeiro em solo americano e o primeiro da época 2017. Atingimos a meta a que nos propusemos. Tenho no entanto pena de não termos conseguido a vitória que estava mesmo ali ao nosso alcance”, referiu Filipe Albuquerque.

“Depois de vermos, a meio da corrida, que o nosso mais direto adversário nas contas da Taça estava fora e que já ninguém nos poderia tirar essa conquista, decidimos dar tudo e arriscar para chegar a vitória nesta última corrida”, começou por explicar o piloto de Coimbra.

Estava tudo a correr na perfeição, quando, a meia hora do final, a Direção de Prova aplicou uma penalização por Albuquerque ter alegadamente empurrado o outro Cadillac DPi da Action Express para fora da pista quando a prova foi reatada após uma situação de bandeiras amarelas.

“Ficámos desiludidos porque festejar o título com uma vitória é sempre especial. Mas é o que é, temos de aceitar estas decisões, e o quinto lugar foi o resultado possível. Apesar deste desfecho, hoje é dia de festejos para todos na equipa”, rematou Filipe Albuquerque.

Agora o piloto de Coimbra pensa já no desafio que o espera dentro de duas semanas em Portimão, quando tiver a possibilidade de lutar pelo título do European Le Mans Series.

Em destaque

Subir