Felipe Massa anuncia retirada após o final da época
Em vésperas do Grande Prémio de Itália Felipe Massa anunciou que se vai retirar da Fórmula 1 no final da temporada de 2016. Chegam assim ao fim 15 anos de carreira na disciplina máxima do automobilismo.
O brasileiro da Williams fez o anúncio em pleno ‘paddock’ de Monza, ao lado da diretora da equipa britânica, Claire Williams, e segue-se a uma série de resultados menos positivos, em que foi quase sempre batido por Valtteri Bottas,
A carreira de Massa na F1, natural de São Paulo, iniciou-se em 2002 ao serviço da Sauber, equipa que serviu nos quatro anos seguintes antes de ingressar na Ferrari, onde conheceu os seus melhores resultados, mais concretamente 11 vitórias, tendo sido o ponto alto a discussão do título mundial de 2008, que perdeu no Grande Prémio do Brasil para Lewis Hamilton.
Um dos pontos mais baixos da carreira do brasileiro aconteceu a meio de 2009, quando na Hungria sofreu ferimentos graves quando o seu capacete foi atingido por um amortecedor do monolugar do seu compatriota Rubens Barrichello. Nessa época já não disputou mais nenhum grande prémio.
Felipe Massa regressou em 2010 mas nunca mais venceu, mesmo na Ferrari, onde esteve mais quatro épocas. O que o levou a mudar para Williams para tentar relançar a sua carreira
Contudo, pela equipa de Grove os melhores resultados do piloto de São Paulo foram uma série de cinco pódios em 2014 e 2015 para além de uma ‘pole position’ no Grande Prémio da Áustria.