Motores

Críticas de Felipe Massa provocam indignação entre pilotos da IndyCar

Felipe Massa provocou a indignação entre vários pilotos da IndyCar depois do brasileiro, ex-piloto de F1, ter criticado a segurança da competição norte-americana.

O antigo piloto da Williams e da Ferrari salientou a falta de preocupação dos responsáveis pelo campeonato IndyCar pela segurança dos pilotos devido ao acidente sofrido por Robert Wickens na prova do Pocono a 19 de agosto, e que ‘atirou’ o piloto canadiano para o hospital.

Na sua conta do twitter Massa sublinhou a comparação entre a F1 com o halo e a competição de monolugares norte-americanos, na sequência do acidente de Charles Leclerc no Grande Prémio da Bélgica, onde o dispositivo de proteção do cockpit do Sauber terá salvo a vida ao piloto monegasco após o impacto do McLaren de Fernando Alonso no gancho em La Source.

“Quando se olha para os acidentes que se produziram na F1 e na IndyCar nos últimos anos podemos dizer que a F1 não para de se melhorar e a IndyCar não faz grande coisa. É incróvel ver um circuito como Pocono, com uma velocidade média na ordem dos 360 km/h, muros de proteção tão baixos e com vedações daquelas é tão perigoso”, observou o brasileiro na rede social.

Esta tomada de posição de Filipe Massa provocou uma imediata reação dos pilotos da IndyCar, nomeadamente por parte do seu compatriota Tony Kanaan. “Não estou de acordo com o meu amigo”, observou.

Mas também Graham Rahal ‘respondeu’ ao antigo piloto da Williams: “É mais fácil fazer as coisas quando o orçamento é de centenas de milhões por ano, quando é construído um novo chassis em cada época, etc. A IndyCar trabalha bastante e a próxima proteção para o cockpit vai funcionar (windscreen). Mas ela será também mais agradável visualmente (do que o halo)”.

“Vamos ter uma visão totalmente desimpedida, coisa que o halo não dá. Nunca esquecer igualmente que as zonas abertas à frente do cockpit (no caso do halo) deixam passar detritos em direção ao piloto, o que não será o caso do windscreen”, lembra ainda o filho do antigo campeão Bobby Rahal.

Dario Franchitti, agora retirado devido precisamente a um acidente que lhe deixou sequelas em 2013, também contesta os comentários de Felipe Massa: “A IndyCar trabalha e continuará a fazê-lo. Dito isto, todas as disciplinas devem prosseguir os seus esforços para tornar o automobilismo mais seguro”.

Em destaque

Subir