Motores

Fábio Mota abre época com um pódio

Fábio Mota subiu ao pódio no Open de Portugal em karting, que teve como ‘palco’ o Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Desde as sessões de treinos livres que o piloto de Gaia se mostrou competitivo naquela que foi a primeira prova da época, rodando consistentemente entre os cinco melhores. Isso abrira-lhe perspetivas de conseguir bons resultados nos confrontos decisivos.

Apesar de no sábado ter conseguido um terceiro lugar ‘à geral’ da categoria X30 Super Shifter, Fábio Mota sentia que poderia melhorar o seu CRG Iame, tendo experimentado algumas novas soluções de afinação durante a segunda ‘manga’ de qualificação.

No entanto as experiências que fez não correram da melhor forma e isso fez o piloto de Gaia terminar na sexta posição da classificação geral, segunda da sub-categoria Master. Ainda assim este resultado permitia-lhe arrancar para a final da quarta posição da grelha de partida.

Fábio Mota arrancou bem para a corrida de todas as decisões, mantendo-se na quarta posição. Contudo não tardou a que sentisse problemas com os pneus, que se degradaram muito rapidamente.

Apesar das dificuldades e num esforço estoico, o piloto assistido pela Motocane conseguiu ver a bandeirada de xadrez no quinto posto da geral, subindo ao segundo degrau do pódio entre os concorrentes inscritos na Master.

“O kart não estava inteiramente ao meu gosto e os pneumáticos degradaram-se rapidamente, o que me deixou em dificuldades. Apesar disso, consegui terminar no segundo posto da minha sub-categoria, quinto da geral. Mostrámos competitividade desde a primeira sessão de treino-livres e este pódio é um justo prémio para todos na equipa. É uma boa forma de iniciar a época”, considerou Fábio Mota no final.

Não obstante o resultado, o piloto de de Vila Nova de Gaia acha que existe margem para progredir, estando já focado na próxima prova: “É bom iniciar a temporada com um pódio, mas sinto que existe alguma margem para evoluir. Dentro de duas semanas o Campeonato de Portugal de Karting terá o seu início aqui, no Bombarral, e vamos trabalhar para termos o nosso kart ainda mais competitivo. No fundo, o Open de Portugal serve para isto mesmo, para experimentarmos soluções, ganhar ritmo e para nos prepararmos para a temporada”.

Em destaque

Subir