Nas Notícias

Ex-bastonária exige processo disciplinar para Ana Rita Cavaco

Maria Augusta Sousa, enfermeira aposentada que foi bastonária da Ordem dos Enfermeiros entre 2004 e 2011, exigiu a abertura de um processo disciplinar à atual responsável, Ana Rita Cavaco.

Em causa estão as recentes declarações da bastonária, como as que Ana Rita Cavaco proferiu sobre a presidente da Câmara de Portimão, “a gorda fura filas”, num comentário sobre o facto de Isilda Gomes ter sido vacinada contra a covid-19 sem estar classificada como prioritária.

“Porque os factos tomaram a proporção pública e numa linguagem que não pode ser aceite, (…) é expectável que o conselho jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, sem necessidade de qualquer apresentação de queixa, abra o necessário procedimento disciplinar e ajuíze, incluindo as consequências para a continuidade do mandato”, sustentou a ex-bastonária.

Num artigo de opinião, publicado pelo jornal Público, Maria Augusta Sousa pediu publicamente desculpa “a todos a quem a enfermeira Ana Rita Cavaco tem, de forma explícita, ofendido e vilipendiado”, sem qualquer respeito pela “responsabilidade institucional” da Ordem.

“Somos muitos os que não nos reconhecemos neste comportamento inaceitável. Com o direito à liberdade de expressão não vale tudo”, concluiu a ex-bastonária.

Recorde-se que, através do Facebook, Ana Rita Cavaco comentou de forma polémica as notícias da vacinação indevida da autarca de Portimão: “Presidente da Câmara de Portimão. A gorda fura filas. Malvada a hora que nasci magra”.

Em destaque

Subir