Euromilhões

Euromilhões: ‘Excêntrico’ já recebeu o jackpot de 190 milhões

euromilhoes O vencedor português do maior jackpot do Euromilhões já reclamou o prémio. De acordo com a Santa Casa, estão “concluídas as formalidades para o pagamento” dos 190 milhões de euros. As Finanças, sem pagarem a aposta mínima de dois euros, vão receber 38 milhões.

Agora, sim: o grande vencedor do maior jackpot de sempre do Euromilhões, que registara o boletim em Castelo Branco, reclamou o prémio.

Faz hoje uma semana que um único apostador acertara na chave para os 190 milhões de euros. Ao longo destes dias, o mistério foi-se adensando: quem é, afinal, o maior ‘excêntrico’ do concurso?

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa não revela a identificação do vencedor, pelo que este terá pedido o anonimato. A única informação fornecida é que tem nacionalidade portuguesa.

“Vem o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa informar que, relativamente ao sorteio do Euromilhões n.º 85, de 2014, o primeiro prémio no valor de 190.000.000 de euros já foi reclamado por um cidadão/cidadã português e que foram prosseguidas e concluídas todas as formalidades para o pagamento do referido prémio”, adianta uma nota da Santa Casa.

O pagamento não será integral: desses 190 milhões de euros, 38 milhões vão para o Estado, sem que as Finanças tenham pago sequer a aposta mínima de dois euros.

É o montante correspondente aos 20 por cento do imposto de selo sobre o prémio, aplicável sempre que sai um montante superior a 5000 euros.

Isto significa que quem acertou na chave vai ‘apenas’ receber 152 milhões de euros. Apenas? Basta lembrar que, no sorteio de sexta-feira, logo à noite, estão em jogo 15 milhões de euros.

Há uma semana, a chave vencedora (os números 3, 9, 30, 30 e 42 e as estrelas 1 e 6) valeram dez vezes mais…

Foi o maior prémio de sempre entregue pelo Euromilhões, apenas igualado pelo que saiu a um casal britânico em agosto de 2012, também de 190 milhões de euros.

A tabacaria Sobedis, no Centro Comercial Alegro de Castelo Branco, onde foi registado o boletim vencedor, revelou que o agora premiado fez uma aposta de quatro euros.

Com dez anos de existência, o Euromilhões tem em Portugal um dos países com mais apostadores e também um dos mais premiados: o primeiro prémio já saiu por cá 53 vezes.

Em valor, o concurso já distribuiu mais de 4288 milhões de euros pelos ‘excêntricos’ nacionais.

Em destaque

Subir