Nas Notícias

Em Espanha diz-se que gestão do fogo de Pedrógão poderia ditar queda do governo

O jornal El Mundo, de Espanha, publica um artigo, esta quarta-feira, onde fala de uma “evidente falta de coordenação entre as autoridades” na gestão do combate ao fogo de Pedrógão Grande, referindo mesmo que a “gestão desastrosa da tragédia poderia pôr fim à carreira política de António Costa”.

“A evidente falta de coordenação entre as autoridades, tanto ao nível do combate às chamas como da comunicação com os meios, provocou uma chuva de críticas à gestão do desastre por parte do Governo do primeiro-ministro António Costa e, em particular, da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa”, pode ler-se.

O jornal diz ainda que tudo se encaminhou “no mais absoluto caos” e lembra o caso do avião que, afinal, não caiu. “Confusão gerada por uma falsa notícia sobre o desaparecimento de um avião de combate a incêndios”.

Nesta artigo, o El Mundo fala também sobre o caso dos bombeiros galegos que não tiveram permissão para avançar para o apoio dos soldados da paz lusos.

“Inexplicavelmente, apesar de o incêndio se alastrar e os bombeiros lusos reconhecerem que as condições no terreno os ultrapassava, a ministra Urbano de Sousa vetava a entrada de uma coluna de 60 bombeiros galegos no território português. A ministra confirmou que tinha recusado a ajuda, garantindo que ‘já havia excesso de voluntarismo’ no terreno.”

Já no começo da semana, recorde-se, este mesmo jornal falava, em editorial, na “alarmante falta de recursos” que Portugal tem para lidar com os fogos florestais. “Este terrível episódio mostra que Portugal não está preparado para fazer frente ao fogo”, podia ler-se no El Mundo.

Em destaque

Subir