Mundo

Escola proíbe alunos de darem as mãos ou abraços

Os pais dos alunos de uma escola britânica estão chocados com a nova regra: as crianças não podem dar as mãos ou abraços. O castigo pode terminar com a expulsão.

Não é fácil ter a inocência de uma criança na Malcolm Arnold Academy, em Northampton (Inglaterra). Pegar na mão de um colega ou dar-lhe um abraço pode dar castigo ou até mesmo levar à expulsão.

A nova regra entrou em vigor no início de outubro, mas só agora é que os protestos dos pais chegaram à imprensa britânica.

Para assegurar que as crianças aprendem o conceito de “espaço pessoal”, o diretor mandou proibir os contactos entre os alunos, como darem as mãos ou um abraço.

“Quando eu andava na escola tinha momentos em que precisava de um ombro amigo”, comentou uma mãe, Debbie Lowe: “Entendo que proíbam empurrar ou puxar, mas banir o simples toque noutra pessoa é inacreditável. É uma medida draconiana que vai impeder as crianças de desenvolverem competências sociais em anos fundamentais para a sua formação”.

“A escola devia era preocupar-se em combater o bullying em vez de introduzir regras absurdas como esta”, acrescentou uma outra mãe: “Assim não os preparam para o mundo real, onde têm de interagir com as pessoas”.

Criticando a “supressão das emoções das crianças para as transformarem em robôs”, muitos pais contestam o regulamento e admitem até avançar para tribunal, considerando que a regra “viola os direitos humanos das crianças”.

“Regulamentos e regras como esta não são assim tão incomuns nas escolas”, respondeu o diretor, Chris Steed: “Sente-se que o comportamento e o sentido de comunidade melhoraram bastante”.

meninas-maos-dadas

Em destaque

Subir