Motores

Elfyn Evans vence na Grã-Bretanha e Sebastien Ogier é Campeão do Mundo

Elfyn Evans venceu o Rali de Gales/Grã-Bretanha, penúltima prova do Campeonato do Mundo da especialidade que este domingo se conclui com uma curta terceira tirada. Mas ao ser terceiro na prova britânica Sebastien Ogier e a sua equipa – a M-Sport – garantiram automaticamente o título de pilotos e equipas.

Ogier garantiu o seu quinto cetro mundial, após uma etapa onde, para além da gestão da liderança de Evans se registou o ataque de Andreas Mikelsen ao francês da M-Sport.

Saindo para este ultimo dia de prova com mais de 50 segundos de vantagem, Elfyn Evans sabia que não tinha de arriscar nada para somar a primeira vitória de um britânico na prova desde Colin McRae, em 2001. O galês da M-Sport, que na Polónia e na Argentina tinha visto o triunfo ser-lhe negado por Ott Tanak, não deu desta vez hipóteses à concorrência, tirando partido dos seus pneus DMACK, melhores nas condições deste rali do que os Michelin utilizados pelos seus adversários.

O modo de gestão explicou porque razão Thierry Neuville conseguiu reduzir a diferença para o líder para menos de 40 segundos, depois de ter relegado Sebastien Ogier para a terceira posição. As curtas diferenças que separaram o segundo classificado do quarto, inferiores a meio minuto, mantiveram-se ao longo deste último dia de rali.

O belga da Hyundai teria no triunfo na Power Stage o seu prémio de consolação, uma vez que face ao terceiro posto de Ogier o que precisava mesmo era de vencer a prova. Mas Neuville não foi a única preocupação do francês, já que Andreas Mikkelsen lançou um ‘assalto’ ao seu terceiro posto, com Ogier a ‘segurar’ o pódio por apenas sete segundos e meio.

Embora arredado da luta pelo pódio desde o terceiro dia, esperava-se que nesta última etapa Tanak conseguisse pelo menos um top cinco, só que as coisas não correram bem, mas o estónio acabou apenas no sexto posto, suplantado também por Jari-Matti Latvala. Ainda assim o bom desempenho de Tanak na Power Stage acabou por contribuir para o título de construtores da M-Sport Ford.

Se Latvala deu à Toyota um top cinco, Kris Meeke não conseguiu fazer o mesmo com a Citroën, terminando a prova do seu país num sétimo posto que soube a pouco. Um pequeno erro no sábado, em que partiu a ‘asa’ traseira do seu C3 WRC, acabou por lhe custar tempo precioso e o impediu de lutar pelo pódio.

Classificação final
1º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) 2h57m00,6s
2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 37,3s
3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 45,2s
4º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 49,8s
5º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 50,3s
6º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 1m02,3s
7º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m20,5s
8º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 2m16,3s
9º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Toyota) + 2m46,5s
10º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 3m50,5s

Em destaque

Subir