Motores

Elfyn Evans reforça liderança na Grã-Bretanha

Elfyn Evans e Daniel Barritt reforçaram a liderança do Rali de Gales/Grã-Bretanha, penúltima prova do Campeonato do Mundo da disciplina, disputada que foi a segunda etapa neste sábado. Um dia marcado por diversas peripécias,que viu Sebastien Ogier ascender à segunda posição. Isto apesar de um furo e de um disco do seu Ford Fiesta WRC partido.

O domínio de Evans neste terceiro dia de prova foi por demais evidente, já que o galês da M-Sport se impôs em seis das nove classificativas disputadas, regressando a Deeside com mais de 53 segundos de vantagem sobre Ogier.

Mais uma vez as condições dos pisos de terra do norte do País de Gales favoreceram os pneus DMACK que ‘calçam’ o Fiesta WRC de Elfyn Evans, e assim foi ultrapassando as classificativas sem grandes dificuldades, contrariamente à maioria dos seus adversários.

Sebastien Ogier sofreu percalços em alturas menos desvaforáveis que Thierry Neuville e Ott Tanak, que decididamente não se deram bem com a penúltima classificativa do dia. Ainda assim meio segundo separam agora o líder do campeonato do belga da Hyundai, um dos pilotos a vencer especiais neste terceiro dia.

Mas foi Tanak quem mais perdeu na 15ª especial, descendo três posições, em benefício de Neuville e também de Jari-Matti Latvala, um dos três pilotos a ganhar troços cronometrados nesta segunda etapa. Mas também Andreas Mikkelsen tirou partido do atraso do estoniano da M-Sport, conseguindo colocar o segundo Hyundai i20 WRC na quinta posição, ainda que com apenas dois segundos e meio de vantagem sobre Ott Tanak.

Kris Meeke não conseguiu andar tão bem quanto se esperava e terminou a tirada no sétimo posto, no único Citroën oficial ainda em prova, possuindo agora uma confortável vantagem de meio minuto à frente do terceiro Hyundai, tripulado por Hayden Paddon. Esapekka Lappi, no segundo Toyota, e Dani Sordo, no quarto Hyundai, fecham o top dez.

De referir que depois da Citroën ter perdido Craig Breen no primeiro dia, foi a vez da Toyota perder Juho Hanninen, devido a uma saída de estrada.

Classificação após a 16ª PE

1º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) 2h32m39,2s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 53,1s
3º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 53,6s
4º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 57,7s
5º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 1m03,6s
6º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 1m06,1s
7º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m27,6s
8º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 2m04,0s
9º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Toyota) + 2m41,0s
10º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 3m35,8s

Em destaque

Subir