Mundo

Milhares de manifestantes em Barcelona pela unidade de Espanha

Segundo a polícia municipal de Barcelona, cerca de 300 mil pessoas manifestaram-se este domingo, em Barcelona, em defesa da unidade de Espanha. Os números da polícia diferem dos da organização da Sociedade Civil Catalã, que aponta cerca de 1,3 milhões. Os manifestantes recusam a independência da Catalunha e pedem a prisão dos dirigentes separatistas chefiados por Carles Puigdemont, presidente do Governo regional.

A grande concentração de pessoas era encabeçada pela catalã Dolors Montserrat, ministra da Saúde espanhola, em representação do Governo de Madrid, e pelos líderes dos principais partidos que se opõe à divisão de Espanha.

Nas mensagens da multidão liam-se frases como “Espanha unida”, “despertar um povo silenciado”, “pela reconciliação entre os catalães divididos”, e “todos somos catalães”.

A Sociedade Civil Catalã, que inicialmente estimou o número da manifestantes em 1,1 milhões e depois o elevou para 1,3 milhões, sublinha a necessidade de defender a democracia, insistindo para que as eleições de 21 de dezembro levem a uma “Catalunha unida”.

A independência da Catalunha foi aprovada na última sexta-feira, numa votação em que a oposição abandonou a assembleia regional.

No seguimento, em Madrid, o Senado espanhol concedeu autorização ao Governo para aplicar o artigo 155 da Constituição de forma a restituir a legalidade na região autónoma.

Em destaque

Subir