Motores

Elfyn Evans lidera na Argentina apesar de ataque de Neuville

Elfyn Evans está a três classificativas de vencer o Rali da Argentina. Um testemunho da eficácia dos pneus Dmack que equipam o seu Ford Fiesta RS WRC e também da concentração e empenho que está a colocar na prova sul-americana do campeonato do Mundo.

O galês da M-Sport concluiu esta segunda etapa com uma escassa vantagem, resultante de um um furo e também do ataque que Thierry Neuville moveu, apesar do duelo que o belga manteve com Ott Tanak.

Evans até começou o dia a ganhar, mas a partir da segunda especial – o grande troço de El Condor – Neuville, que venceu, forçou o andamento, tirando partido de um Hyundai mas adaptado às condições do terreno do que na véspera.

Tanak não ficou atrás do belga, também andou forte, ganhou o quarto troço do dia, e isso permitiu-lhe não apenas ‘saltar’ para a terceira posição como entrar na disputa por uma das duas primeiras posições do rali.

Claro que o estoniano capitalizou os problemas que afetaram Mads Ostberg. O norueguês iniciou a etapa na segunda posição, mas logo na classificativa perdeu-o. Para além de um problema hidráulico no seu Fiesta WRC, ainda apanhou um cão em plena especial. E isso fê-lo ‘cair’ na classificação, de tal modo que desceu para fora do top dez, a mais de meio minuto do 10º colocado.

Sebastien Ogier também não teve um dia fácil, mas ao menos conseguiu manter-se entre os primeiros, subindo a quarto com o atraso de Ostberg. O mesmo se podendo dizer de Jari-Matti Latvala, que ascendeu a quinto, apesar de se continuar a queixar da falta de potência do seu Toyota Yaris WRC.

Nesta tirada os homens da Citroën tiveram sortes diferentes. Apesar de seguir na 14ª posição, Kris Meeke ganhou o terceiro troço do dia, enquanto Craig Breen foi forçado a desistir, depois da equipa não ter conseguido problemas com uma fuga de óleo no seu C3 WRC.

Classificação após a 15ª PE

1º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) 2h53m45,7s
2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 11,5s
3º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 26,8s
4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) +49,9s
5º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 1m24,6s
6º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 4m34,7s
7º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 9m34,3s
8º Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin (Ford) + 12m10,0s
9º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 13m26,8s
10º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 13m57,5s

Em destaque

Subir