Motores

Elfyn Evans amplia vantagem no Rali da Suécia

Elfyn Evans confirmou o seu ascendente no Rali da Suécia ao ampliar a sua vantagem no comando da prova ao aumentar diferença para o seu mais direto adversário, Ott Tanak.

O galês da Toyota, apesar de fortemente pressionado pelo estónio da Hyundai conseguiu ganhar mesmo uma das quatro especiais disputadas neste segundo dia de prova.

Evans logrou dilatar a diferença sobre o segundo classificado para mais de 17 segundos, num rali que se transformou, face à escassez de neve, praticamente num evento em pisos de terra, pois os pilotos não puderam usufruir do tradicional apoio dos bancos de neve da prova escandinava.

Tanak bem tentou acompanhar Evans, mas teve de se contentar em não perder mais tempo para o britânico, enquanto atrás dos dois primeiros se assistiu ao ‘assalto’ da terceira posição por parte de Sebastien Ogier, no segundo dos Toyota Yaris WRC oficiais.

O francês logrou anular os três segundos de diferença que tinha para Kalle Rovanpera no começo da etapa para os transformar em 11 segundos de vantagem, parecendo cada vez mais provável a subida ao pódio, dado que para amanhã há apenas uma Power Stage para disputar.

Mas o jovem finlandês da Toyota deu bastante luta, com Ogier e Rovanpera a trocarem várias vezes de posição, e o piloto de Gap só ‘saltou’ para o terceiro posto de forma mais definitiva após a super especial de Torsby Sprint.

Também Thierry Neuville esteve mais rápido neste segundo dia do que na véspera, ainda que não tenha conseguido destronar Esapekka Lappi da quinta posição. O belga da Hyundai terminou a jornada a mais de cinco segundos do finlandês da M-Sport Ford.

Classificação após a 9ª PE
1º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota) 1h00m38,9s
2º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai) + 17,2s
3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota) + 28,8s
4º Kalle Rovanpera/Juho Halttunen (Toyota) + 29,3s
5º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Ford) + 34,7s
6º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 39,2s
7º Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai) + 49,7s
8º Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1m14,8s
9º Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota) + 1m37,4s
10º Jari Huttunen/Mikko Lukka (Hyundai) + 3m39,1s

Em destaque

Subir