TV

‘Devolução’ de refugiados à Turquia: Houve protestos quando saiu o segundo ferry

A União Europeia voltou a ‘devolver’ refugiados à Turquia. A largada do segundo ferry, da ilha de Lesbos (Grécia), foi marcada por um protesto contra o acordo firmado há cerca de um mês. Foram só cerca de 30 manifestantes, mas com palavras de ordem fortes, como “Parem as deportações”.

Incapaz de conter o fluxo migratório, a União Europeia assinou um acordo com a Turquia, há cerca de um mês, que muitos consideram “vergonhoso”. O tratado estabelece as condições e preços para a ‘devolução’ de migrantes que cheguem através do mar Egeu.

Ontem, na ilha grega de Lesbos, cerca de três de dezenas de manifestantes protestaram aquando da largada do segundo ferry para ‘devolução’ dos refugiados: a bordo seguiam 45 pessoas, expulsas da União Europeia por terem entrado sem documentação.

O primeiro ferry a ‘devolver’ refugiados, no âmbito do acordo, tinha levado para a Turquia 202 pessoas, a maioria oriundas do Paquistão e Afeganistão.

Durante os protestos, alguns ativistas lançaram-se à água e dois nadaram até ao navio, pendurando-se na âncora.

Em terra, os manifestantes exibiam palavras de ordem como “Parem as deportações”, “Liberdade para os refugiados” e “UE tem vergonha”.

Nas contas da Organização Internacional para as Migrações, este ano já chegaram à Europa mais de 100 mil migrantes.

Em destaque

Subir