Economia

Desconto de 75 por cento nos bilhetes de comboio para pessoas com deficiência

comboio cp descontoUm acordo entre o Instituto Nacional para a Reabilitação e a CP vai permitir que as pessoas com deficiência tenham um desconto de 75 por cento, mas só em segunda classe. Os acompanhantes também vão beneficiar de um alívio no preço do bilhete de 25 por cento.

Em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) adiantou que o “desconto para pessoas com deficiência” prevê que “os cidadãos com deficiência possam beneficiar de um desconto de 75 por cento na compra de títulos de transporte para realizar viagens, em qualquer percurso em segunda classe, dos comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regionais, Inter-regionais e Urbanos da CP”.

Para além dos deficientes, o novo acordo contempla um desconto de 25 por cento para os acompanhantes, o que significa uma mudança face ao “paradigma” anterior, como salientou o Ministério: “Relativamente ao protocolo anterior com a CP, alterou-se o paradigma que privilegiava o desconto ao acompanhante, em detrimento da pessoa com deficiência (25 por cento), que agora vê este valor aumentado para 75 por cento”.

O desconto é válido para os bilhetes de segunda classe e abrange as pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 80 por cento e os deficientes das Forças Armadas.

O protocolo vigora por um ano, sendo renovável sucessivamente por igual período de tempo.

O MTSSS salientou ainda, entre as “grandes alterações”, que o desconto foi alargado a todos os comboios da CP, quando antes “só eram consideradas as viagens de longo curso”.

O objetivo da iniciativa garantir é garantir a “igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência”, com a CP a destacar “o desenvolvimento de uma política de cidadania empresarial”.

Em destaque

Subir