Nas Notícias

Deputada pede grupo de trabalho para “crescente conflito entre gaivotas e humanos”

A deputada Cristina Rodrigues apresentou um projeto de resolução pela criação de “um grupo de trabalho para dar resposta ao crescente conflito entre gaivotas e humanos”.

A iniciativa tem dado que falar nas redes sociais, com os internautas a questionarem as “prioridades” de Cristina Rodrigues, eleita pelo PAN e que entretanto se tornou deputada não inscrita.

Isto porque o projeto tem sido divulgado numa altura em que é renovado o estado de emergência, com o país mergulhado numa crise sanitária, social e económica, em vésperas do Natal.

De acordo com a deputada, “a crescente ocupação humana dos espaços naturais tem vindo a criar algumas situações de conflito entre os humanos e os animais, usualmente com perdas para estes últimos”.

No caso das gaivotas, Cristina Rodrigues destaca o “desequilíbrio notório” que tem sido registado com a espécie ‘Larus michahellis’, ou gaivota de patas amarelas.

É uma espécie com uma “extraordinária capacidade” de adaptação ao espaço urbano “e às fontes de alimento que este proporciona”, como aterros, estruturas associadas à pesca comercial e áreas agrícolas.

“Tais fontes de alimento, praticamente inesgotáveis, levam a um aumento não só da sua sobrevivência, como também da sua reprodução. O que por fim se vai expressar num aumento exponencial do tamanho da população e do conflito gaivota-humano”, alertou a deputada.

Consulte aqui o projeto de resolução apresentado por Cristina Rodrigues.

Em destaque

Subir